Sábado – Pense por si

Bons costumes

Simenon e a fome

Simenon chega a Batumi vê órfãos famintos e ao abandono, rações de miséria, gente que espia num canto e mercadeja noutro, para num bar reservado a estrangeiros com divisas fortes deparar com um cônsul turco que desespera por sair dali num barco qualquer.

Jornal de Negócios

UE aposta na redução de custos para combater crise na habitação

Para ajudar a resolver a crise da habitação na Europa, o próximo executivo comunitário terá um membro responsável pela pasta. A UE não dispõe de competências diretas nesta área mas há margem para iniciativas. O novo comissário deverá atrair investimento e fomentar a redução de custos na construção. Os representantes do setor pedem um orçamento e competências definidas para a nova pasta.

Sofia Parissi

Alterações climáticas podem causar 14,5 milhões de mortes até 2050

Bernardo Gomes, médico e vice-presidente da ANMSP, refere que a dificuldade de mitigação de calor e a redução da qualidade do ar são exemplos de fatores resultantes das alterações climáticas que afetam a saúde pública. Mais pobres e mais idosos correm maior risco, alerta Adalberto Campos Fernandes.

Lusa

BEI e Kiev assinam memorando que dá acesso a 560 milhões de euros

Além do apoio a setores públicos como a habitação, os serviços municipais, a energia e as infraestruturas de transportes, os esforços centrar-se-ão também no reforço do apoio do Banco Europeu de Investimento ao setor privado e na melhoria dos serviços de consultoria.

Jornal de Negócios

Crise da habitação já fez soar os alarmes em Bruxelas

O aumento constante dos preços e rendas das casas agravaram a crise da habitação na UE na última década ainda que esta atinja de forma distinta os Estados-membros. Apesar de ser competência nacional a dimensão da crise da habitação está a fazer soar alarmes em Bruxelas e a levar o debate para o seio das instituições comunitárias.

Lusa

Portugal vai tentar captar mais fundos europeus para a primeira fase do TGV

Secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas explicou que objetivo é "fazer agora candidatura aos 730 milhões que são o envelope exclusivo para Portugal, e depois, fazer tantas candidaturas subsequentes para, em regime competitivo, tentarmos conseguir ir buscar tanto financiamento europeu quanto for possível".

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.