Sábado – Pense por si

Escalada nos preços do gás reduz eficácia do “travão” ibérico

Compensação paga às centrais térmicas ditada pelo novo mecanismo ibérico disparou 70 euros, numa semama, e elevou o preço final da eletricidade no Mibel para 282,13 euros por MWh.

Ao fim da primeira semana de entrada em funcionamento do mecanismo ibérico que limita os preços do gás usado para produção de energia elétrica, o valor do MWh vai estar a valer, em média, 152,75 euros, nos mercados grossistas. No entanto, a este valor é preciso somar ainda mais 129,37 euros por MWh, por conta da compensação às centrais térmicas e do ajuste calculado pelo OMIE (operador que faz a gestão do mercado diário e intradiário de eletricidade na Península Ibérica).

Vasily Fedosenko/Reuters

Em apenas uma semana o valor do ajuste do mecanismo ibérico – uma espécie de taxa imposta por Espanha e por Portugal a todos os consumidores e compradores de eletricidade que beneficiam da medida – disparou 70 euros.

Leia mais noJornal de Negócios.

Artigos Relacionados
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.