Sábado – Pense por si

Escalada nos preços do gás reduz eficácia do “travão” ibérico

SÁBADO
SÁBADO 21 de junho de 2022 às 23:26
As mais lidas

Compensação paga às centrais térmicas ditada pelo novo mecanismo ibérico disparou 70 euros, numa semama, e elevou o preço final da eletricidade no Mibel para 282,13 euros por MWh.

Ao fim da primeira semana de entrada em funcionamento do mecanismo ibérico que limita os preços do gás usado para produção de energia elétrica, o valor do MWh vai estar a valer, em média, 152,75 euros, nos mercados grossistas. No entanto, a este valor é preciso somar ainda mais 129,37 euros por MWh, por conta da compensação às centrais térmicas e do ajuste calculado pelo OMIE (operador que faz a gestão do mercado diário e intradiário de eletricidade na Península Ibérica).

Vasily Fedosenko/Reuters

Em apenas uma semana o valor do ajuste do mecanismo ibérico – uma espécie de taxa imposta por Espanha e por Portugal a todos os consumidores e compradores de eletricidade que beneficiam da medida – disparou 70 euros.

Leia mais noJornal de Negócios.

Artigos Relacionados

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.