Sábado – Pense por si

CTP quer ajudar na criação da Confederação Europeia do Turismo

23 de abril de 2018 às 21:30
As mais lidas

O presidente da Confederação do Turismo Português quer ter um papel "interventivo e inovador" para a criação da Confederação Europeia do Turismo.

O presidente da Confederação do Turismo Português (CTP), Francisco Calheiros, quer ter um papel "interventivo e inovador" para a criação da Confederação Europeia do Turismo, entidade que deverá defender os interesses do sector nas instituições.

Na tomada de posse para o seu terceiro mandato à frente da presidência da direcção da CTP, que decorreu hoje em Lisboa, o responsável assumiu este como um dos sete eixos estratégicos de actuação deste órgão.

"O Turismo representa cerca de 10% do PIB [Produto Interno Bruto] na Europa. É o terceiro maior sector na economia da União Europeia e estima-se que dê emprego a cerca de 17 milhões de pessoas. Não é admissível que o Turismo não ocupe no espaço europeu o correspondente peso que representa no crescimento económico e social, no reforço da inclusão social e na preservação natural e cultural. Como europeísta convicto que sou, defendo um Turismo forte na União Europeia", afirmou Francisco Calheiros no seu discurso de tomada de posse.

Desta forma, acrescentou, a CTP "assumirá, também neste plano, um papel interventivo e inovador, propondo-se "a desenvolver as bases teóricas para a criação da Confederação Europeia do Turismo".

O objectivo é "estar na linha de frente de uma estrutura que defenda os interesses do Turismo junto das instituições europeias", que projecte a voz dos nossos empresários para além das nossas fronteiras, que influencie as políticas europeias no que diz respeite ao Turismo", acrescentou Francisco Calheiros.

Antes deste, o responsável apontou o "sexto eixo" da CTP para o próximo triénio como sendo o Associativismo.

"(...) a nossa força e capacidade de influência estão directamente relacionadas com a nossa dimensão e a nossa representatividade junto dos órgãos decisores. Actualmente, a CTP participa e tem assento em mais de 40 representações nacionais, europeias e mundiais", afirmou.

Como exemplo, no plano externo, o responsável lembrou que esta confederação portuguesa marca presença na Organização Internacional do Trabalho e no Comité Económico e Social Europeu e integra três Comités de Trabalho da Comissão Europeia - Comité da Livre Circulação de Trabalhadores, Comité de Coordenação dos Sistemas de Segurança Social e Comité do Fundo Social Europeu.

"Temos uma voz activa, responsável e construtiva e o caminho aberto para dar um contributo essencial na Afirmação do Turismo no Espaço Europeu", sublinhou ainda.

O primeiro-ministro, António Costa, também participou na cerimónia de tomada de posse da direcção da CTP e na qual estiveram presentes vários membros do Governo e da política, entre os quais o ex-líder do PSD e ex-chefe do Governo Pedro Passos Coelho, bem como empresários de todos as áreas do sector do Turismo.