Sábado – Pense por si

Comissão Europeia prevê menos crescimento do PIB que Governo

09 de novembro de 2016 às 11:40
As mais lidas

Bruxelas revelou hoje as previsões de Outono para a economia europeia. Governo estima 1,2% de crescimento em 2016

A Comissão Europeia reviu hoje em baixa as projecções de crescimento económico de Portugal, antecipando que o PIB português cresça 0,9% este ano e 1,2% em 2017.

Nas projecções económicas de Outono hoje divulgadas, Bruxelas antecipa, então, que Portugal cresça 0,9% este ano contra os 1,5% esperados nas previsões de Maio, e que acelere "ligeiramente" o ritmo de crescimento nos dois anos seguintes.

Para 2017, a estimativa do executivo comunitário é que Portugal cresça 1,2% (abaixo dos 1,7% previstos há seis meses) e, para 2018, a previsão aponta para um crescimento de 1,4%.

Estes números indicam também que a Comissão Europeia está mais pessimista do que o Governo português quanto à evolução da actividade económica, uma vez que o executivo liderado por António Costa espera um crescimento de 1,2% este ano e de 1,5% no próximo.

O Governo esperava em que 2016, o PIB crescesse 1,2% em 2016, e 1,5% em 2017. 

Bruxelas revelou hoje as previsões de Outono para a economia europeia.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.