NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O novo quadro permitirá a importação de produtos-chave como terras raras, minério de ouro ou alguns eletrodomésticos e produtos químicos sem taxas adicionais até ao final de fevereiro, pouco mais de um mês depois de Trump regressar à presidência.
As autoridades chinesas anunciaram esta sexta-feira que vão prorrogar até 28 de fevereiro de 2025 a isenção de taxas alfandegárias sobre mais de uma centena de produtos provenientes dos Estados Unidos.
REUTERS/Kevin Lamarque/File Photo
A decisão, comunicada pela Comissão de Tarifas do Conselho de Estado (Executivo chinês), surge dias depois de o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump,ter ameaçado aplicar novas taxasde 10% sobre produtos chineses até Pequim travar a chegada de fentanil aos EUA.
No entanto, esta última renovação é significativamente mais curta do que a anterior: em abril, a comissão anunciou que ia prorrogar a isenção por seis meses e 29 dias, enquanto neste caso a duração será de dois meses e 27 dias.
O novo quadro permitirá a importação de produtos-chave como terras raras, minério de ouro ou alguns eletrodomésticos e produtos químicos sem taxas adicionais até ao final de fevereiro, pouco mais de um mês depois de Trump recuperar a presidência.
O republicano lançou a guerra comercial contra a China em 2018, no seu primeiro mandato (2017-2021).
Esta lista foi anunciada em maio de 2019, na mesma altura em que a China impôs taxas adicionais de até 25% sobre produtos importados dos Estados Unidos, em resposta a uma subida de taxas ordenada por Trump que afetou cerca de 200 mil milhões de dólares de bens oriundos do país asiático.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.