Sábado – Pense por si

China renova isenção de taxas sobre alguns produtos dos EUA até final de fevereiro

Lusa 29 de novembro de 2024 às 08:10
As mais lidas

O novo quadro permitirá a importação de produtos-chave como terras raras, minério de ouro ou alguns eletrodomésticos e produtos químicos sem taxas adicionais até ao final de fevereiro, pouco mais de um mês depois de Trump regressar à presidência.

As autoridades chinesas anunciaram esta sexta-feira que vão prorrogar até 28 de fevereiro de 2025 a isenção de taxas alfandegárias sobre mais de uma centena de produtos provenientes dos Estados Unidos.

REUTERS/Kevin Lamarque/File Photo

A decisão, comunicada pela Comissão de Tarifas do Conselho de Estado (Executivo chinês), surge dias depois de o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump,ter ameaçado aplicar novas taxasde 10% sobre produtos chineses até Pequim travar a chegada de fentanil aos EUA.

No entanto, esta última renovação é significativamente mais curta do que a anterior: em abril, a comissão anunciou que ia prorrogar a isenção por seis meses e 29 dias, enquanto neste caso a duração será de dois meses e 27 dias.

O novo quadro permitirá a importação de produtos-chave como terras raras, minério de ouro ou alguns eletrodomésticos e produtos químicos sem taxas adicionais até ao final de fevereiro, pouco mais de um mês depois de Trump recuperar a presidência.

O republicano lançou a guerra comercial contra a China em 2018, no seu primeiro mandato (2017-2021).

Esta lista foi anunciada em maio de 2019, na mesma altura em que a China impôs taxas adicionais de até 25% sobre produtos importados dos Estados Unidos, em resposta a uma subida de taxas ordenada por Trump que afetou cerca de 200 mil milhões de dólares de bens oriundos do país asiático.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.