O Banco Central Europeu revogou a autorização do Banco Espírito Santo, S.A. (BES) para o exercício da actividade de instituição de crédito, o que implica a dissolução e a entrada em liquidação do banco
A licença bancária do Banco Espírito Santo (BES) foi revogada pelo Banco Central Europeu (BCE), entrando agora em liquidação, revelou o Banco de Portugal esta quinta-feira. "O Banco Central Europeu revogou a autorização do Banco Espírito Santo, S.A. (BES) para o exercício da actividade de instituição de crédito. A decisão de revogação da autorização do BES implicará a dissolução e a entrada em liquidação do banco", lê-se no comunicado do Banco de Portugal hoje divulgado.
Com esta revogação, o Banco de Portugal vai agora "requerer, nos termos da lei, junto do tribunal competente, o início da liquidação judicial do BES".
O comunicado termina com uma nota de agradecimento do governador do Banco de Portugal ao Conselho de Administração do BES, liderado por Luís Máximo dos Santos - que recentemente também tomou posse como administrador do Banco de Portugal -, referindo a "grande dedicação e competência demonstradas no exercício das suas funções, em condições pioneiras e particularmente complexas".
A revogação da licença para a actividade bancária do BES, a entidade que ficou com os chamados 'activos tóxicos' do banco da família Espírito Santo, já era esperada acontecer até 3 de Agosto, quando passam dois anos desde a resolução do banco.
Apesar de até agora o BES ainda ter licença, este já não podia realizar as atividades tradicionais de um banco, nomeadamente receber depósitos e conceder crédito.
O vulgarmente chamado "banco mau", o BES fechou o ano de 2015 com prejuízos de 2,6 mil milhões de euros, sendo que a maior parte desses se deveu à decisão de Dezembro passado do banco central de passar do Novo Banco para o BES cinco emissões de dívida não subordinada (sénior) no total de 2,2 mil milhões de euros.
BCE revoga licença bancária do BES que vai entrar em liquidação
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres