Sábado – Pense por si

Ações do Benfica disparam mais de 16% e atingem máximo histórico

Apesar da derrota no domingo frente ao Sporting na final da Taça de Portugal, as ações da SAD encarnada estão a escalar para o valor mais elevado desde a entrada em bolsa, em maio de 2007.

As ações da sociedade anónima desportiva (SAD) do Benfica estão a brilhar na sessão desta terça-feira, disparando 16,67% até aos 6,3 euros, o valor mais elevado desde que entrou em bolsa, em maio de 2007.

O salto nos títulos da SAD das "águias" ocorre apesar do desaire sofrido domingo na final da Taça de Portugal frente ao Sporting.

As ações do Benfica acumulam uma valorização de 93,8% desde o início do ano.

Neste período, o valor em bolsa da SAD encarnada passou de 74,75 milhões de euros para os atuais 144,9 milhões, ou seja um aumento de mais de 70 milhões de euros.

A escalada dos títulos das "águias" concentra-se, sobretudo, este mês, à boleia da entrada de um novo investidor no capital da sociedade anónima desportiva. Desde o início de maio, os títulos do Benfica escalam quase 63%. Isto apesar de ter sido este mês que o clube viu esfumar-se a possibilidade de se sagrar campeão e ter também perdido a final da Taça de Portugal.

Foi no início do mês que um então "misterioso" investidor comprou a participação de 3,28% que pertencia ao antigo presidente do clube Luís Filipe Vieira num leilão. As ações, que se encontravam penhoradas pelo Novo Banco, foram arrematadas a um preço unitário de 7,07 euros.

A 14 de maio, o fundo de investimento Lenore Sports Partners de Jean-Marc Chapus e Elliot Hayes comunicou que detinha uma posição de 5,24% no capital da SAD. Entretanto, o maior acionista individual da Benfica SAD, José António dos Santos, empresário conhecido como "rei dos frangos", disse em entrevista ao Negócios que só estará interessado em vender a totalidade da participação e não em apenas parte e apontou os 12 euros como "valor mínimo" a que está disposto a alienar as suas ações na SAD "encarnada". José António dos Santos detém 16,38% do capital.

Notícia atualizada às 13h25 com novo máximo histórico

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.