Sábado – Pense por si

A partir de quanto se é rico no IRS?

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 06 de março de 2020 às 07:00

Rendimentos acima de 37 mil euros pagam taxa de 45% em Portugal. No resto da Europa parece ser muito diferente – mas não é bem assim.

Em 2009, o fiscalista Diogo Leite Campos entrou para a posteridade das polémicas sobre salários quando explicou que 5.800 euros mensais "em qualquer país europeu é classe média-baixa". Leite Campos estava de pé à frente de um quadro onde, com uma conta de guardanapo, explicou perante a câmara da SIC que estes 5.800 euros eram o que sobrava depois de uma taxa de 42% ter passado por alguém que ganhava 10 mil euros. "Será que são esses os ricos portugueses?", atirou. A pergunta, para quem olhar hoje para as estatísticas doIRSe para as taxas marginais deste imposto tem uma resposta: não. Os ricos portugueses começam na verdade mais abaixo na distribuição de rendimentos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.