Sábado – Pense por si

A Amália morreu, mas a sua marca continua viva

Ana Taborda
Ana Taborda 13 de novembro de 2022 às 10:00

O que têm em comum Albert Einstein, Elvis Presley, J. R. R. Tolkien, Kobe Bryant ou David Bowie? Foram famosos - muito - e continuam a sê-lo. Um mercado tão promissor que já há quem deixe testamentos a definir regras para a utilização da sua imagem.

Sabia que não é possível associar Albert Einstein a fraldas, tabaco, álcool ou jogo? Que a utilização da sua imagem em fatos de Halloween e maquilhagem já acabou em tribunal? E que a proposta de uma campanha publicitária de um fabricante de fornos foi recusada por medo de ofender os sobreviventes do Holocausto (o cientista alemão tinha origens judaicas)?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.