Sábado – Pense por si

Centeno mantém meta de 0,2% em 2019 apesar de défice melhor que previsto

26 de março de 2019 às 14:33
Capa da Sábado Edição 15 a 21 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 15 a 21 de outubro
As mais lidas

Ministro das Finanças afirmou que "Portugal ganhou a aposta da credibilidade" e conseguiu "mostrar à Europa que havia uma alternativa". Défice ficou nos 0,5% em 2018, abaixo dos 0,7% previstos pelo Governo.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse esta terça-feira que mantém a previsão do défice este ano, de 0,2% do PIB, apesar do défice de 2018 ter ficado abaixo do previsto pelo Governo.

"Não vejo razão para alterar a previsão neste momento", disse hoje o ministro das Finanças na conferência de imprensa onde comentou o saldo orçamental das Administrações Públicas do ano 2018, divulgado hoje pelo Instituto Nacional de estatística (INE).

Mário Centeno afirmou que, com os resultados hoje alcançados, "Portugal ganhou a aposta da credibilidade" e conseguiu "mostrar à Europa que havia uma alternativa".

O INE divulgou esta terça-feira que o défice orçamental de 2018 ficou nos 0,5% do PIB, abaixo dos 0,7% previstos pelo Governo, e depois do défice de 3% registado em 2017.

Ajuizando

O paradoxo FET

Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.