Sábado – Pense por si

1 euro = 1 dólar: as razões para a queda e o que se pode esperar

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 14 de julho de 2022 às 20:00

O euro vale o mesmo que o dólar pela primeira vez em duas décadas e a desvalorização pode não ficar por aqui. O risco maior de recessão na Europa, e a diferença na resposta dos bancos centrais, explicam a queda que ajuda as exportações - mas que penaliza os consumidores.

Mais de duas décadas depois, o euro atingiu de novo a paridade com o dólar: ontem e hoje, a moeda única chegou a cotar abaixo do dólar, tendo recuperado ligeiramente para a paridade absoluta. A queda de 11% desde o início do ano assenta sobretudo em dois pontos principais – o risco económico e as respostas distintas dos bancos centrais – e a paridade pode não ser o fim deste filme no mercado cambial.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.