Sábado – Pense por si

Segurança Social poupou 550 milhões em pensões e apoios

A Segurança Social gastou menos do que o previsto com pensões e apoios sociais. Em ano de pandemia, os gastos com RSI e CSI acabaram mesmo por ser inferiores aos de 2019. Só o subsídio de doença fugiu à regra, ultrapassando todas as previsões.

Num ano de pressão inédita sobre o sistema de Segurança Social, a despesa relacionada com as pensões, com os apoios criados para responder à pandemia, e com os que já existiam, ficou 550 milhões de euros aquém do que foi orçamentado. E embora na maioria das rubricas tenha havido crescimentos expressivos face ao ano anterior, houve duas prestações de combate à pobreza em que a despesa ficou mesmo abaixo da de 2019: é o caso do rendimento social de inserção (RSI) e do complemento solidário para idosos (CSI).

Leia mais noJornal de Negócios.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.