Sábado – Pense por si

Fisco detetou 29 negócios com planeamento fiscal agressivo

SÁBADO
SÁBADO 05 de julho de 2021 às 09:32
As mais lidas

No ano passado, o Fisco lançou mão por 29 vezes do mecanismo da cláusula geral antiabuso, por ter detetado negócios que envolviam esquemas de planeamento fiscal agressivo no decurso de ações inspetivas, revela o relatório anual de combate à fraude.

A Inspeção Tributária teve autorização em 2020 para, por 29 vezes, recorrer à aplicação da cláusula geral antiabuso , mecanismo que a lei prevê para que a Autoridade Tributária (AT) intervenha sempre que detete operações de planeamento fiscal abusivo. Em causa estão "situações de evasão e fraude de elevada complexidade", concretiza o Relatório de Combate à Fraude e Evasão Fiscais e Aduaneiras do ano passado que o Governo entregou no Parlamento.

Leia mais no Jornal de Negócios.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.