NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O ex-presidente dos "dragões" morreu este sábado, dia 15, aos 87 anos.
Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, morreu este sábado, dia 15, aos 87 anos. O Presidente da República já dirigiu uma mensagem através do site da Presidência, apresentando "as suas condolências à família de Jorge Nuno Pinto da Costa, ao Futebol Clube do Porto e a muitos milhares de adeptos que o acompanharam ao longo de mais de quatro décadas de liderança do clube".
"Fá-lo recordando que, no início dos anos 80, era, então, jovem membro do governo quando conheceu quem levaria o seu clube a inúmeras vitórias nacionais e internacionais. Mais tarde, muitas foram as vezes em que pôde testemunhar além dos sucessos consecutivos, uma personalidade, uma determinação e um estilo muito próprio, que suscitava grandes apoios, mas também muitas divergências. Neste momento em que o juízo a formular deve ser o mais possível distanciado, o que mais deve avultar é aquilo que o país fica a dever de prestígio externo num período inseparável da sua liderança", lê-se na mensagem.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, já reagiu à sua morte através de uma mensagem no X:
Jorge Nuno Pinto da Costa foi uma personalidade única no dirigismo desportivo, tendo sido o mais titulado dos Presidentes de Clubes à escala mundial. Em meu nome pessoal e do Governo, expresso profundo pesar e solidariedade à sua família, aos seus amigos e ao @FCPorto.
André Villas-Boas, atual presidente do FC Porto, também deixou a sua homenagem:
"É um momento de consternação profunda e de triste pesar para todos os Portistas e para o futebol nacional e internacional. Vemos partir um homem que marcou o FC Porto, os seus Associados e Adeptos, o Portismo, a cidade do Porto, a região Norte e o País. O Presidente dos Presidentes dedicou toda uma vida para colocar e elevar o nome da Instituição ao topo do mundo. Entregou-se de corpo e alma ao Clube e pelo caminho formou homens e mulheres, jogadores e atletas orientados para a vitória e assentes na defesa dos mais elevados princípios com que defendeu o nosso símbolo e ajudou a formatar os valores do Futebol Clube do Porto. O FC Porto abraçá-lo-á na eternidade guiando-se sempre pelo seu amor pelo Clube. À família enlutada, aos filhos Alexandre e Joana, os meus mais sinceros pêsames."
O recém-eleito presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) Pedro Proença também lamentou a morte de Pinto da Costa. "Das Antas ao Dragão, de Viena a Gelsenkirchen, de Sevilha a Tóquio, as suas conquistas serão eternas, o seu legado será honrado e a sua memória será respeitada. Despeço-me com gratidão. Até sempre, Amigo Presidente", escreveu Pedro Proença.
O novo presidente da FPF, de saída da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que presidiu a partir de 2015, assinalou também o "palmarés único a nível nacional e internacional" de Pinto da Costa, um dirigente histórico que dedicou 42 anos da vida ao FC Porto.
"Recordo a amizade, os ensinamentos e o respeito mútuo ao longo de décadas de convivência numa indústria para cujo crescimento e emancipação tanto contribuiu, tendo mesmo presidido à Liga Portugal entre 1995 e 1996", considerou o antigo árbitro.
Também o Boavista já lamentou a morte do dirigente azul e branco:
A Boavista FC, Futebol SAD, através do seu presidente Fary Faye, manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa. À família, amigos e ao FC Porto, endereçamos as nossas mais sentidas condolências. pic.twitter.com/wGDnMNGBWl
Fernando Gomes, presidente cessante da FPF, manifestou o seu pesar. "O futebol - e o Desporto - português despede-se de um dos seus mais relevantes protagonistas. Ficam gravadas na história as muitas conquistas durante a sua presidência no FC Porto, tantas que lhe conferiram o título de dirigente mais titulado do mundo. Transformou o clube numa potência nacional de futebol – 23 campeonatos ganhos em 42 anos de presidência – e esculpiu no cenário internacional o seu espaço de prestígio para o qual contribuiu a conquista dos dois títulos de campeão europeu os dois triunfos na Liga Europa, outros tantos na Taça Intercontinental e ainda numa Supertaça Europeia."
O Sporting Clube de Braga também deixou as suas "públicas condolências":
O SC Braga manifesta públicas condolências pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente honorário do FC Porto e figura incontornável da história do dirigismo português e mundial. O SC Braga associa-se ao pesar de familiares e amigos, mas também do FC Porto, do… pic.twitter.com/wBGIHcXWmO
O Estrela da Amadora também deixou "sentidos pêsames":
Na sequência da fatídica notícia desta tarde, o CF Estrela da Amadora manifesta a sua nota de pesar pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico ex-presidente do FC do Porto.
Endereçamos os mais sentidos pêsames a toda a família, amigos e associados do clube. pic.twitter.com/Kd5dpiGkJy
Pedro Nuno Santos, o líder do PS, também se despediu do ex-presidente do seu clube:
Lamento profundamente o falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, uma figura incontornável do futebol português, da cidade do Porto e do país, e que liderou o @FCPorto , o meu clube, durante 42 anos. Em meu nome pessoal e do Partido Socialista, expresso os meus sinceros…
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.