Sábado – Pense por si

UEFA acaba com regra dos golos fora já na época 2021/22

Record 24 de junho de 2021 às 17:36
As mais lidas

Em caso de empate no conjunto das duas mãos, haverá lugar a prolongamento e a desempate por penáltis, se for necessário. 

A UEFA anunciou esta quinta-feira que a regra dos golos fora de casa nas eliminatórias das competições de clubes do organismo será removida a partir da época 2021/22. Em caso de empate no conjunto das duas mãos, haverá lugar a prolongamento e a desempate por penáltis, se for necessário. 

Esta regra foi introduzida no futebol europeu em 1965 e conferia vantagem à equipa que marcasse mais golos no estádio do adversário, em caso de empate numa eliminatória disputada a duas mãos. O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin já comentou esta nova medida.

"O impacto da regra agora vai contra o seu propósito original, pois, na verdade, agora dissuade as equipas da casa - especialmente na primeira mão - de atacar, porque temem sofrer um golo que daria aos adversários uma vantagem crucial. Também se critica a injustiça, principalmente no prolongamento, de obrigar a equipa da casa a fazer dois golos depois do clube visitante marcar", disse, em declarações aos meios do organismo que rege o futebol europeu. 

No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.