NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Conheça todos os cenários para a derradeira ronda; encarnados na frente com dois pontos de vantagem
Com o empate (2-2) no dérbi, o Benfica viu reduzido para 2 pontos a vantagem para o FC Porto, à entrada para a última jornada. Neste momento, as águias têm 84 pontos, contra os 82 dos dragões, que venceram ontem em Famalicão. Assim sendo, tudo será decidido na derradeira ronda.
O Benfica recebe o já despromovido Santa Clara e garante logo o título com uma vitória, independentemente do que faça o FC Porto em casa diante do V. Guimarães. Estas são as contas mais simples na perspetiva dos atuais líderes. O Benfica tem ainda outra via, que é o empate. Nesse caso, se o FC Porto ganhar, os dois conjuntos terminariam ambos com 85 pontos mas o FC Porto teria sempre de anular a desvantagem de 11 golos que tem para o rival. Passamos a explicar: como ambos estão igualados no confronto direto, o critério de desempate seguinte é a diferença de golos em toda a competição, onde os pupilos de Roger Schmidt levam vantagem (79 marcados e 20 sofridos, +59) sobre os de Sérgio Conceição (70 faturados e 22 encaixados, +48).
Ou seja, o FC Porto precisaria de vencer, por exemplo, por 11-0 (se na Luz se registasse um 0-0). Com esses dois resultados, os dois rivais ficaram empatados na diferença de golos, também no número de vitórias na prova (critério seguinte) e o desempate seria feito então no 5.º critério: mais golos no campeonato, onde os dragões ficariam em vantagem. Todo um cenário, no entanto, muito complicado para o atual campeão.
Há, no entanto, que fazer uma ressalva. Se o FC Porto vencer 11-0 e o Benfica empatar a dois, por exemplo, aí então as duas equipas ficariam também igualadas em vitórias (27) e golos marcados (81) na competição. Critério seguinte de desempate? Jogo entre os dois rivais, em campo neutro a designar pela Liga! Averiguando mais possíveís resultados, uma goleada do FC Porto por 11-0 e o empate do Benfica a três já daria o título às águias, por terminarem com mais um golo apontado.
Por outro lado, se o Benfica perder em casa com o Santa Clara e o FC Porto ganhar, os dragões sagram-se bicampeões. Aliás, para festejar o título o FC Porto está sempre obrigado a ganhar e a esperar pelo resultado na Luz.
Benfica é campeão se:
- Ganhar ao Santa Clara;
- Empatar e o FC Porto, mesmo ganhando, não anule a diferença de golos que neste momento está nos 11 a favor das águias;
- Perder e o FC Porto não ganhar
FC Porto é campeão se:
- Ganhar ao V. Guimarães e o Benfica perder
- Ganhar ao V. Guimarães e o Benfica empatar, ao mesmo tempo que anula a desvantagem de 11 golos de diferença para os encarnados
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.