Sábado – Pense por si

Telma Monteiro: “Era razoável como futebolista, mas como judoca descobri o meu talento”

Carlos Torres
Carlos Torres 24 de julho de 2021 às 10:15

Telma Monteiro descalça e equipada com o quimono com que costuma enfrentar as adversárias a dar toques numa bola, num campo pelado? É verdade, foi isso que aconteceu em Coimbra, num desafio feito pela SÁBADO e que ela aceitou, lembrando os tempos em que jogava futebol. A judoca falou ainda dos maiores sucesso da carreira e das expectativas que tem para estes Jogos Olímpicos.

Em abril, Telma Monteiro, de 35 anos, venceu na final a eslovena Kaja Kajzer e conquistou a sua sexta medalha de ouro em Europeus (na categoria de -57 kg). A judoca, que desde 2004 só tinha falhado um Europeu, e logo em Lisboa (em 2008), desta vez triunfou em casa (Altice Arena), estabelecendo assim um recorde de 15 medalhas na competição (a austríaca Edith Hrovath tem 14, oito de ouro).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.