
Judoca Telma Monteiro anuncia fim da carreira e assume coordenação no Benfica
O Benfica informou que a judoca vai continuar ligada ao clube, mas a partir de agora como "coordenadora do judo, para desenvolver e inspirar novas gerações."
O Benfica informou que a judoca vai continuar ligada ao clube, mas a partir de agora como "coordenadora do judo, para desenvolver e inspirar novas gerações."
A treinadora deixa a equipa junto com Abel Louro. Estava no Benfica há três anos.
A judoca falava aos jornalistas na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), onde esta quarta-feira decorreu a segunda jornada do Fórum Nacional de Atletas, organizado pela Comissão de Atletas Olímpicos (CAO).
A Cerimónia de Encerramento está marcada para as 21:00 em Paris (20:00 em Lisboa).
Judoca portuguesa conseguiu vencer Rika Takayama na luta pelo bronze.
Sentença condena a Federação Portuguesa de Judo ao pagamento das retribuições e subsídios em falta, desde novembro de 2022 a maio de 2023.
Na luta pela medalha de bronze, Patrícia Sampaio superou a alemã Alina Boehm, ao pontuar com 'wazari' aos cerca de dois minutos de combate, vantagem que defendeu até ao final.
Judocas ouvidos no Parlamento disseram que ex-presidente continua a ter um papel ativo. Jorge Fernandes, que foi destituído em dezembro, chegou à Assembleia num carro da federação.
Prevê-se que esteja concluída em 90 dias. Está ainda a decorrer um inquérito às decisões tomadas pela Federação.
No Grand Slam de Abu Dhabi a atleta foi orientada por Marco Morais, depois do afastamento pela Federação Portuguesa de Judo de Ana Hormigo, e efetuou cinco combates conseguindo quatro vitórias e uma derrota.
Num esclarecimento a atleta medalhada reforça ainda que a treinadora Ana Hormigo foi despedida, sem qualquer tipo de aviso, apenas um dia antes de os atletas apresentarem-se numa competição de apuramento olímpico.
Jorge Fernandes rejeitou as críticas que lhe são feitas pelos sete judocas olímpicos, assinalando que existe um modelo para a competição e que o mesmo é para seguir.
A menos de dois anos de Paris2024, Comissão de Atletas Olímpicos espera que seja encontrada uma "resolução rápida, para que os atletas possam retomar com toda a energia as suas preparações"
"Estou aqui há cinco anos e oito meses, os mesmos atletas já o disseram publicamente, que eu era o melhor e agora já tenho estes defeitos todos? Eu é que tenho culpa que eles que não ganhem?" O presidente da FPJ reagiu assim à carta subscrita por Telma Monteiro e outros sete judocas que denunciaram discriminação e um ambiente tóxico na Federação.
Sete dos 10 atletas do projeto olímpico da modalidade acusam Jorge Fernandes discriminação e ameaças, no que dizem ser um "clima insustentável e tóxico".
Os atletas estiveram envolvidos num acidente de viação na A23, em Castelo Branco e foram transportados ao hospital Amato Lusitano, onde fizeram exames complementares, mas sem que apresentassem ferimentos graves.