Sábado – Pense por si

Superliga a desmoronar-se? Chelsea e Manchester City querem sair da competição

Adeptos dos blues revoltaram-se hoje à porta de Stamford Bridge mas a contestação é geral em Inglaterra.

Chelsea e Manchester City estão a preparar a saída da Superliga Europeia, garantem vários meios de comunicação ingleses. A notícia aparece minutos depois de um forte protesto de milhares de adeptos blues junto a Stamford Bridge pelo facto de o clube ser um dos 12 fundadores da nova liga exclusiva. Mas a contestação é geral em toda a Premier League.

Os fãs dos blues protestaram antes da partida desta noite com o Brighton, o que motivou mesmo a intervenção da polícia e de... Petr Cech, atual diretor técnico do Chelsea. "Eu sei, eu sei, dêem-nos tempo", disse o antigo guarda-redes à multidão, pedindo também para que estes deixassem o autocarro da equipa chegar ao estádio.

Neste momento, o clube londrino já redige a necessária documentação para sair da prova, oficializada no domingo à noite. Refira-se que a integração do 'Big 6' da Premier League tem levantado muita contestação por parte dos adeptos destes emblemas e alguns jogadores não esconderam mesmo o desconforto. Hoje, Jordan Henderson (Liverpool) convocou inclusivamente uma reunião de emergência com todos os capitães da Premier League.

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.