Sábado – Pense por si

Rafael Nadal anuncia final da carreira

Tenista espanhol de 38 anos despede-se dos courts em novembro.

Rafael Nadal anunciou esta quinta-feira, nas redes sociais, que vai abandonar o ténis, depois das finais da Taça Davis, no próximo mês de novembro.

"Estou aqui para comunicar que vou retirar-me do ténis profissinal. Foram uns anos difíceis, especialmente estes dois últimos, não fui capaz de jogar sem limitações. É uma decisão difícil, que levou tempo a ser tomada, mas nesta vida tudo tem um princípio e um fim, pelo que creio que é o momento adequado para colocar um ponto final numa carreira longa e cheia de êxitos, como nunca conseguiria imaginar", começa por explicar o tenista, de 38 anos, natural de Maiorca, no vídeo partilhado.

"Entusiasma-me que o meu último torneio seja a final da Taça Davis, a representar o meu país. É o fechar de um ciclo, uma das minha primeiras grandes alegrias como tenista profissional foi a final de Sevilha, em 2004. Sinto-me afortunado por tudo o que pude viver", acrescentou Nadal, agradecendo aos pais, à irmã, aos seus treinadores, ao tio, que o treinou durante largos anos, à mulher, aos adeptos e aos rivais: "Passei muitas horas com eles e vivi momentos que vou recordar para o resto da vida".

Embora a parte final da sua carreira tenha sido pautada por problemas físicos, principalmente nos joelhos, Rafael Nadal retira-se como um dos melhores tenistas de sempre. O espanhol ganhou 92 títulos em singulares, 22 deles em torneios do Grand Slam. Considerado o 'rei da terra batida', Rafa tem 14 títulos em Roland Garros, um domínio histórico que será difícil de alguém superar.

Pela seleção do seu país, o antigo número um mundial conquistou também quatro Taças Davis, além de duas medalhas de ouro olímpicas: em Pequim'2008 (singulares) e no Rio de Janeiro'2016 (pares).

Artigos Relacionados

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.