MAI explica que o "processo, motivado pela crescente preocupação social gerada por atos de violência e racismo cometidos no exterior e dentro dos estádios", servirá para determinar "as alterações a implementar".
Racismo e violência: Auditorias aos estádios da I Liga começam esta quarta-feira
As auditorias à segurança dos estádios onde se realizam jogos da I Liga, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, começam quarta-feira e decorrem até final de março, anunciou esta terla-feira o Ministério da Administração Interna (MAI).
Estádio NacionalMiguel Barreira
Em comunicado, o MAI explica que o "processo, motivado pela crescente preocupação social gerada por atos de violência e racismo cometidos no exterior e dentro dos estádios", servirá para determinar "as alterações a implementar, de modo a permitir a realização de jogos na próxima época".
O MAI refere que as auditorias de segurança vão ser realizadas pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pelas forças de segurança.
O estádio Nacional, em Oeiras, onde joga o Belenenses SAD, e o estádio do Bonfim, utilizado pelo Vitória de Setúbal, serão os primeiros a ser visitados, na quarta-feira, seguindo-se os dois estádios das ilhas, Barreiros, no Funchal, e São Miguel, em Ponta Delgada.
Os recintos dos 'três grandes' vão ser visitados em seguida, com a Luz (Benfica) a ser auditada em 03 de março, Alvalade (Sporting) no dia seguinte e o Dragão (FC Porto) em 10 de março.
O último estádio a ser alvo de vistoria será o Municipal de Portimão, 'casa' do Portimonense, no dia 27 de março.
O MAI recorda que a realização das auditorias, "visando o rigoroso cumprimento do novo Regime Jurídico da Segurança no Desporto, foi uma das medidas decididas na reunião entre o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença", realizada em 27 de janeiro.
Na mesma reunião foram também consensualizadas, segundo o MAI, "medidas adicionais de controlo do acesso do público aos jogos considerados de risco elevado e a entrada em vigor do cartão de adepto, para identificar todos aqueles que queiram assistir aos espetáculos desportivos nas zonas reservadas à exibição de materiais de claque (bandeiras, faixas, material sonoro)".
Calendário das auditorias aos 18 estádios da I liga:
26 fevereiro: Estádio Nacional (Belenenses SAD), Estádio do Bonfim (Vitória de Setúbal).
27 fevereiro: Estádio dos Barreiros (Marítimo).
28 fevereiro: Estádio de São Miguel (Santa Clara).
03 março: Estádio da Luz (Benfica).
04 março: Estádio José Alvalade (Sporting).
10 março: Estádio do Dragão (FC Porto).
11 março: Estádio dos Arcos (Rio Ave), Estádio Municipal de Famalicão (Famalicão).
17 março: Estádio Municipal de Braga (Sporting de Braga), Estádio Cidade de Barcelos (Gil Vicente).
18 de março: Estádio João Cardoso (Tondela), Estádio Comendador Joaquim Almeida Freitas (Moreirense).
24 de março: Estádio Capital do Móvel (Paços de Ferreira), Estádio do CD Aves (Desportivo das Aves).
25 de março: Estádio do Bessa (Boavista), Estádio D. Afonso Henriques (Vitória de Guimarães).
27 de março: Estádio Municipal de Portimão (Portimonense).
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.