Sábado – Pense por si

Medidas de coação de adeptos do Sporting suspeitos de atacar viatura de adeptos do FC Porto conhecidas sábado

Juiz Jorge Bernardes de Melo, que interrogou arguidos por corrupção na Madeira, manteve os três arguidos detidos.

Só sábado, às 14h30, serão conhecidas as medidas de coação aplicadas aos três adeptos ligados a claques do Sporting, detidos pela Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa por cinco tentativas de homicídio a adeptos do FC Porto, ocorridas após o jogo de hóquei em patins entre as duas equipas, realizado na terça-feira. O Ministério Público pediu prisão preventiva para os três arguidos.

Adeptos do FC Porto feridos após ataque com engenho incendiário em Lisboa, junto ao pavilhão João Rocha
Adeptos do FC Porto feridos após ataque com engenho incendiário em Lisboa, junto ao pavilhão João Rocha

O interrogatório aos suspeitos começou na manhã de quinta-feira e só terminou ao anoitecer. A diligência foi conduzida, sabe o CM, pelo juiz Jorge Bernardes de Melo, o magistrado que demorou uma semana a comunicar as medidas de coação aos arguidos numa operação de investigação da corrupção na Madeira, também realizada pela PJ. Até lá, os suspeitos mantêm-se na cadeia anexa à sede da PJ, em Lisboa.

Para além de cinco tentativas de homicídio, os três adeptos do Sporting estão também indiciados por ofensas à integridade física qualificada, roubo, incêndio e dano. Integravam um grupo composto com cerca de uma dezena de adeptos leoninos, que emboscou cinco adeptos portistas e lançou tochas incendiárias para o interior da viatura em que estes seguiam.

As vítimas foram ainda agredidas e roubadas com bastões extensíveis.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.