Sábado – Pense por si

Luis Rubiales em julgamento: Jenni Hermoso "deu-me permissão" para a beijar

Luana Augusto
Luana Augusto 11 de fevereiro de 2025 às 11:33
As mais lidas

Ex-presidente da federação de futebol espanhola foi esta terça-feira ouvido no caso do beijo que deu à jogadora Jenni Hermoso. Defende que questionou a jogadora e que obteve permissão. "Estou totalmente seguro".

O ex-presidente da federação de futebol espanhola Luis Rubiales foi, esta terça-feira (11), ouvido em tribunal, num julgamento onde é acusadode agressão sexual por ter beijado uma jogadora da seleção feminina após vencer o mundial de futebol feminino na Austrália. Durante as suas declarações garantiu que questionou Jenni Hermoso sobre se a podia beijar e que obteve "permissão" para o fazer.

REUTERS/Juan Medina

"Eu perguntei-lhe: 'Posso te dar um beijo?', e ela disse: 'Tudo bem.' Foi o que aconteceu", começou por explicar Luis Rubiales.

A procuradora Marta Durántez questionou Luis Rubiales sobre porque é que agarrou a cabeça de Hermoso quando a beijou, ao que respondeu: "Ela deu-me permissão e eu agarrei a cabeça com as mãos [e beijei-a]. É como dar um abraço. É algo espontâneo." 

Confrontado sobre se o beijo foi mesmo consentido, reforçou: "Estou totalmente seguro. Além disso, não se ganha um Mundial todos os dias."

Ao longo das suas declarações, Rubiales pareceu minimizar a importância das suas ações e aproveitou ainda para acusar a espanhola de "mudar a sua versão". "Eu estraguei tudo e reconheci isso. Neste momento é óbvio. Estive errado. Agora, daí a que haja um crime...", disse antes de sublinhar que deveria ter oferecido uma imagem mais "institucional".

Nesse sentido, negou ter exercido qualquer tipo de pressão sobre Hermoso. "Em algum momento lhe pediu desculpa?", questionou a procuradora. "O que acontece é que a senhora Hermoso sabe, assim como eu, que eu lhe perguntei [se a podia beijar] e ela disse 'tudo bem'. Pedi desculpa porque não deveria ter estado num plano institucional, mas a senhora Hermoso sabe que eu perguntei e ela respondeu", defendeu.

A pedido do ex-presidente da federação, uma pessoa surda interveio como perito neste julgamento, ainda antes do interrogatório a Rubiales. Este assegurou que depois de ter visualizado um vídeo no TikTok do beijo, que viu claramente um movimento dos lábios de Rubiales que durou "aproximadamente dois segundos".

"O que concluiu que ele estava a dizer?", perguntou a advogada do principal acusado. "Disse: 'Posso dar-te um beijinho?'"

Segundo este perito "não há margem para erro". Porém, esclareceu que não conseguiu perceber qual foi a resposta de Jenni Hermoso, uma vez que esta se encontrava de costas para as câmaras.

Luis Rubiales, de 47 anos, é acusado de agressão sexual pelo beijo que deu à jogadora espanhola e que foi assistido por milhões de pessoas. Além disso, estará também em causa o crime de coação, tendo em conta a alegada pressão que fez sobre Jenni Hermoso, juntamente com outros três homens, para que esta declarasse que o beijo foi consensual. Embora Rubiales se tenha desculpado pelo ato "efusivo", o ex-presidente nega as acusações criminais de que é alvo e apresenta-se como sendo um bode expiatório.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.