Sábado – Pense por si

Jogos Olímpicos: Têm a população de Portugal, mas investiram o dobro. Ganharam o dobro das medalhas

Diogo Camilo
Diogo Camilo 10 de agosto de 2021 às 08:00

Com as quatro medalhas em Tóquio, Portugal conseguiu a melhor prestação de sempre nuns Jogos Olímpicos, assegurando mais medalhas por milhão de habitantes que EUA ou China, os líderes do medalheiro. Mas países europeus com a mesma população ganharam, em média, mais do dobro das medalhas (10), investindo também duas vezes mais no desporto que Portugal.

Portugal teve em Tóquio a sua melhor prestação de sempre em Jogos Olímpicos, com quatro medalhas conquistadas. O número de medalhas por milhão de habitantes é superior ao de países como os EUA e a China mas, comparado a países da mesma dimensão, os números não são tão animadores. A Nova Zelândia, com metade da população de Portugal, conquistou cinco vezes mais medalhas (20), tal como a Hungria, que também tem cerca de 10 milhões de habitantes mas mais de 500 medalhas na história dos Jogos. Possível explicação: o investimento no desporto é mais do dobro que o de Portugal, cujo valor alocado ao desporto está muito abaixo da média da União Europeia. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?