Sábado – Pense por si

Fora de Jogo. Gestifute de Jorge Mendes alvo de buscas

SÁBADO
SÁBADO 24 de novembro de 2021 às 12:11
As mais lidas

Escritórios no Porto da empresa do super-agente foram visitados pelas autoridades por este estar ligado ao Vitória de Guimarães e Sporting de Braga, clubes alvos de investigação.

Além do Estádio do Vitória Sport Clube, em Guimarães, do Sporting de Braga, de dirigentes desportivos e escritórios de advogados, a Operação Fora de Jogo, que investiga suspeitas de "negócios simulados", está também a realizar buscas nos escritórios da Gestifute, empresa de agenciamento de jogadores de futebol de Jorge Mendes, avança a CMTV.

Segundo o canal, o super-agente está ligado aos clubes alvos de investigação, o Vitória de Guimarães e o Sporting de Braga. Em curso estão duas dezenas de dezenas de buscas domiciliária e não domiciliárias. "Estas diligências decorrem, designadamente em instalações de Sociedades Anónimas Desportivas, em empresas e em escritório de advogados", refere o comunicado do Departamento Centra Investigação Ação Penal (DCIAP).

Jorge Mendes
Jorge Mendes

As fraudes deverão rondar os 15 milhões de euros, revela ainda o DCIAP em comunicado, e estão em investigação crimes de fraude fiscal, fraude à segurança social e branqueamento de capitais. 

Em março de 2020, a operação Fora de Jogo levou à constituição de 47 arguidos, 24 pessoas coletivas e 23 pessoas singulares, após buscas em várias entidades ligadas ao universo do futebol.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.