Triunfo sobre o Ceará, a uma jornada do fim do campeonato, deu lugar à festa.
O Flamengo conquistou esta quarta-feira o título do Campeonato Brasileiro, a uma jornada do fim, ao vencer o Ceará por 1-0, quatro dias após se tornar o primeiro clube brasileiro a conquistar quatro títulos da Libertadores.
Flamengo conquista título brasileiroEPA
O clube mais popular do Brasil venceu com um golo de Samuel Lino, com assistência do colombiano Jorge Carrascal, num clima de festa antecipada no Maracanã, com os adeptos ainda a comemorar a vitória por 1-0 na final da Copa Libertadores sobre o Palmeiras, no último sábado, em Lima.
A uma jornada do fim do Campeonato Brasileiro, a nova vitória permitiu à equipa carioca chegar a 78 pontos e manter uma vantagem já inalcançável de cinco pontos sobre o Palmeiras (73), o seu perseguidor, que ainda tem que lutar com o Cruzeiro pelo segundo lugar na classificação.
O Flamengo, que jogou diante de uma assistência recorde de 73.244 espetadores, dependia apenas de si e de uma vitória para conquistar o nono título da liga brasileira e conseguiu cumprir a tarefa numa jornada em que o Palmeiras também venceu, por 0-3, o Atlético Mineiro, mantendo-se assim no segundo lugar.
O campeão brasileiro e da Libertadores, que na próxima semana viaja para o Qatar para disputar a Copa Intercontinental e ainda pode conquistar outro título este ano, já garantiu em 2025 a melhor temporada da sua história, com quatro títulos.
Além da dupla vitória da Libertadores e da liga, feito que também conseguiu em 2019 e com o qual igualou o Santos (campeão dos dois torneios em 1962 e 1963 com Pelé no centro do ataque), o Flamengo conquistou este ano o Campeonato Carioca e a Supercopa do Brasil.
Apesar do eventual cansaço causado pela viagem ao Peru na disputa da final da Libertadores, o técnico do Flamengo, Filipe Luís, escolheu para entrar em campo o mesmo onze que venceu no sábado a equipa dirigida pelo português Abel Ferreira.
O treinador queria conquistar o título esta quarta-feira, sem ter que esperar pela última jornada este domingo, e assim poder antecipar a viagem da equipa ao Qatar e começar a preparar o jogo contra o Cruz Azul, do México, que é o primeiro adversário na Copa Intercontinental.
Com todos os titulares em campo, o Flamengo foi claramente dominante no primeiro tempo, mas esbarrou ainda assim num Ceará, que montou uma muralha perto da área, numa tentativa de somar pontos para não correr o risco de ficar entre os quatro últimos que serão despromovidos.
Perante a elevada concentração de jogadores na área do Ceará, o Flamengo tentou abrir o marcador com remates de longa distância - e Jorginho quase o conseguiu -, mas teve que esperar até aos 36.º minuto pelo golo de Samuel Lino, ex-jogador do Atlético Mineiro, após um passe perfeito do colombiano Jorge Carrascal.
Noutro jogo disputado nesta quarta-feira, o Palmeiras venceu fora de casa por 0-3 o Atlético Mineiro, com golos do argentino José Manuel "Flaco" López e dos jovens Allan e Luighi, mantendo-se assim na segunda posição da tabela classificativa, posição que terá de disputar na última jornada com o Cruzeiro, terceiro classificado.
Também esta quarta-feira, o Santos afastou-se da zona de descida ao vencer por 0-3 na visita ao Juventude, graças a um 'hat-trick' de Neymar, que não marcava três golos num mesmo jogo desde abril de 2022.
Além dos clubes que descerão à segunda divisão, na última jornada estará também em jogo a última vaga direta para a Libertadores do próximo ano. O Flamengo já garantiu a sua como campeão do torneio, e Palmeiras, Cruzeiro e Mirassol, por estarem entre os quatro primeiros da classificação.
A última vaga direta será disputada entre Fluminense (61 pontos), Bahia (60) e Botafogo (59).
No final da tabela, Sport (17) e Juventude (34) já não têm como escapar à descida de divisão, enquanto Internacional (41) e Vitória (42) estão entre os mais ameaçados, pelo que precisam de vencer os respetivos compromissos no domingo e esperar reveses dos rivais para evitar a queda.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Resta saber se a Europa será capaz de unir forças para enfrentar a vacância americana e a ameaça russa. Ou se, pelo contrário, repetirá o erro fatal de 1914, multiplicando também as suas próprias “esferas de influência”.
As 50 conversas de António Costa intercetadas revelam pedidos de cunhas e desabafos. Na Ucrânia, há um português na linha da frente, a fugir de drones e a esconder-se vários dias em trincheiras. Por cá, um casal luta contra a doença do filho, tão rara que ainda não tem nome
Há um ataque em curso que vai contra os cérebros humanos e esse ataque parece ter vários pontos de partida. Isto a propósito do que Macron afirmou por estes dias: “Estamos numa guerra cognitiva com a China”, expressão importante e que, assim formulada, exige reflexão.