Sábado – Pense por si

Europeu: "Estás por quem?" Não havendo Brasil, há que torcer pelos dinamarqueses

Carlos Torres
Carlos Torres 02 de julho de 2021 às 08:00

Era um hábito nos anos 80 e 90: com Portugal fora dos Mundiais, a nossa preferência ia para o Brasil. E como vai ser no resto do Euro 2000, agora que a seleção das Quinas já disse adeus? Se não forem os nórdicos, que ganhe a Suíça ou a República Checa. Espanha e Itália é que não. Nem mesmo os belgas, os nossos carrascos.

Na década de 80, isso era recorrente: quando alguém chegava ao campo da bola, onde jogávamos aos centros e remates para aquecer enquanto não havia número suficiente para se fazer uma peladinha, lá vinha a pergunta: "Estás por quem?" O Brasil ganhava nas respostas. Mas também havia simpatia pela Argentina, pela Holanda ou até pela Espanha – no Euro 84, depois de Platini nos ter deixado a chorar nas meias-finais, na final erámos todos espanhóis.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.