Sábado – Pense por si

António José Vilela

A Inglaterra de Southgate é a negação do futebol

Southgate anda há oito anos a mostrar (alguns) resultados e a destruir fornadas de jogadores ingleses. Para ele o futebol é o que não deve ser para nenhum adepto - e é uma pena que James Rodríguez não seja europeu.

Carlos Torres

O primeiro golo e o azar de marcar na baliza errada

Jovic (Sérvia) e Mikautadze (Geórgia) são os mais recentes a ficar na história, ao marcarem os primeiros golos da suas seleções num Europeu de futebol. Mas o "melhor marcador" do Euro 2024 é o "autogolo". É verdade, são já sete bolas atiradas para a própria baliza, a ameaçar o "recorde" de 10 na anterior edição. E só Portugal foi beneficiado por duas vezes.

Débora Calheiros Lourenço

Quem é Roberto Martínez, o novo selecionador nacional?

O treinador espanhol vai ser apresentado esta segunda-feira, 9, na cidade do futebol e deverá assinar contrato até 2026, tornando-se assim o terceiro selecionador estrangeiro da seleção das quinas depois de Otto Glória e Luiz Felipe Scolari.

Ana Taborda

António Horta Osório, de banqueiro a conselheiro dos poderosos

Trabalha 12 horas diárias, para deixar a sexta livre. A sua rotina inclui ginásio, ténis, corrida e jejum intermitente. Divide-se entre Lisboa o estrangeiro, em contactos com bancos e fundos internacionais. AHO, como é conhecido lá fora - ou "Torquemada", como o alcunharam no Credit Suisse - é agora o consultor da José de Mello, da Bial e da Impresa. Nos bastidores da finança, há quem garanta que terá um papel crucial por desempenhar em Portugal.

Carlos Gonçalo Morais

João Cancelo: o “jogador a sério” que dedica os golos à mãe

Tinha 19 anos quando a mãe morreu, num acidente de carro em que ele também seguia com o irmão, e quis deixar o futebol – só não o fez para ajudar financeiramente a família. O lateral-direito sempre foi irreverente e os colegas chamavam-lhe “cigano”.

Carlos Torres

O engenheiro do Euro 2016 – que muitos já querem mandar embora – chega aos 100 jogos na seleção

Seleccionador desde 2014, já está na história do futebol português por ter conduzido Portugal aos dois únicos títulos: o Euro 2016 e a Liga das Nações, em 2019. Sempre muito ligado à fé, consegue passar aos atletas uma mensagem de ambição e confiança. Entre os adeptos, os últimos resultados (em especial o falhanço na qualificação directa para o Mundial deste ano) levaram a um aumento da contestação e das críticas.

Carlos Torres

O novo Barcelona não mete medo a ninguém

Primeiro saiu Neymar, depois seguiram-se Vidal, Rakitic ou Suárez e agora Griezmann e Messi. A equipa catalã, campeã espanhola pela última vez em 2019, está num processo de renovação. Antes do jogo com o Benfica, fomos ver quem são e o que valem as novas figuras.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente