Depois do escândalo que abalou a federação de ginástica dos Estados Unidos, eis que agora acontece algo semelhante na Grécia. 22 ginastas já retirados da competição pediram ao primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis e à chefe de Estado, Katerina Sakellaropoulou, que intervenham no sentido de acabar com situações de violência física, psicológica e sexual na federação do país.
Numa carta, que entretanto foi publicada por um jornal grego, os ex-atletas dizem ter sido vítimas de espancamentos, humilhações, desnutrição e até abusos sexuais.
Contam que durante a década de 80, quando alguns deles tinham apenas 5 anos, foram sujeitos a treinos que se assemelhavam a tortura. Dizem que por detrás de uma atleta que celebra a conquista de uma medalha "esconde-se na maioria das vezes uma criança maltratada".
Nos treinos eram espancados, "enquanto choravam sem parar", com outros menores a serem muitas vezes obrigados a castigarem os companheiros.
Falam em crianças famintas, por causa da dieta restrita, que era aplicada sem vigilância médica, e que acabavam por comer pasta de dentes ou até o lixo dos hotéis onde ficavam instalados quando estavam em competição.
Há também relatos de abusos sexuais. Obrigavam as meninas a fazer a espargata colocando a vagina em cima da mão do treinador, supostamente para treinar a flexibilidade, puxando-lhes a vulva com força. Os abusos aconteciam dentro e fora dos treinos e as crianças eram forçadas a manter o silêncio.
Os ex-atletas que assinaram a carta enviada aos governantes pedem que se protejam as crianças que praticam a modalidade e que os responsáveis pelos abusos sejam punidos.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.