Sábado – Pense por si

Benfica em 4º lugar? As (falhadas) previsões matemáticas da I Liga

Carlos Torres
Carlos Torres 20 de maio de 2021 às 20:00

Há pouco mais de três meses, o estudo do CIES, com base em estatísticas como passes ou remates, definia as posições no campeonato: acertou no título do Sporting e no 2º lugar do FC Porto, mas depois foi tudo ao lado. Na previsão, Famalicão e Tondela desciam. E nos outros países? Em França, apontava-se o Lyon como campeão (algo já impossível).

Sporting de Braga em 3º lugar, o Benfica em 4º, o Vit. Guimarães a conseguir a derradeira vaga europeia, o Tondela em último, o Famalicão a acompanhar os beirões na descida à II Liga, o Farense a disputar o play-off de manutenção e Belenenses e Boavista a salvarem-se por um ponto. Eram estes os cenários traçados pelo Observatório do Futebol/CIES a 10 de fevereiro, no final da primeira volta do campeonato português, baseando-se num modelo estatístico que englobava variáveis como remates enquadrados, remates na área, posse de bola e passes realizados pela equipa e pelos adversários no último terço do terreno.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.