Sábado – Pense por si

Tour: Tadej Pogacar triunfa na 17.ª etapa e reforça amarela

Esloveno foi o primeiro a chegar ao alto do Col du Portet e voltou a alargar a vantagem que tinha sobre os mais diretos adversários. Segundo na classificação geral já está a 5.39 minutos de diferença.

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) reforçou hoje a liderança da geral da Volta a França, ao vencer a 17.ª etapa da 108.ª edição, no alto do Col du Portet, diante dos seus mais diretos adversários.

Tadej Pogacar
Tadej Pogacar EPA

O campeão em título, de 22 anos, foi o primeiro a coroar a contagem de montanha de categoria especial, ponto final 178,4 quilómetros desde Muret, cumprindo a tirada em 05:03.31 horas, à frente de Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), segundo a três segundos, e Richard Carapaz (INEOS), terceiro a quatro.

O camisola amarela tem agora 05.39 minutos de vantagem sobre o dinamarquês da Jumbo-Visma, que subiu a segundo da geral, enquanto o equatoriano da INEOS entrou no pódio, a 05.43 do esloveno da UAE Emirates.

Na quinta-feira, o pelotão enfrenta nova jornada de alta montanha, com chegada ao alto de Luz-Ardiden, após 129,7 quilómetros desde Pau, com passagem no emblemático Tourmalet, a outra contagem de categoria especial antes da situada na meta.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.