Sábado – Pense por si

Vaga de calor no norte da Europa é consequência das alterações climáticas

27 de julho de 2018 às 19:30
As mais lidas

Na Holanda, Dinamarca e Irlanda as alterações climáticas mais do que duplicaram a probabilidade da vaga de calor actual.

A vaga de calor que atinge o norte da Europa é reflexo das alterações climáticas, conclui um estudo preliminar divulgado esta sexta-feira pela agência AFP.

Cinco distritos em alerta devido ao calor
sol, calor, tempo quente, xxx
 Radiação ultravioleta, sol, calor, xxx
Cinco distritos em alerta devido ao calor
sol, calor, tempo quente, xxx
 Radiação ultravioleta, sol, calor, xxx

O estudo, realizado por investigadores da rede internacional World Weather Attribution, baseou-se em dados e previsões meteorológicas e em modelos climáticos, tendo concluído que a onda de calor na região "é um sinal sem ambiguidade" do aquecimento global.

A equipa de cientistas comparou, inclusive, os três dias mais quentes consecutivos de sete estações meteorológicas de seis países (Finlândia, Dinamarca, Irlanda, Holanda, Noruega e Suécia) com os três dias mais quentes consecutivos registados anualmente pelas mesmas estações a partir do início do século XX.

Desde o começo da vaga de calor, que afecta também o centro da Europa, os especialistas têm defendido que o fenómeno é compatível com as tendências previstas pelos modelos climáticos.

Os autores do estudo estimam que na Holanda, Dinamarca e Irlanda as alterações climáticas mais do que duplicaram a probabilidade da vaga de calor actual.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.