Sábado – Pense por si

Vacina da AstraZeneca tem eficácia de 79% na prevenção de sintomas da covid-19

A vacina mostrou também ser 100% eficaz na prevenção de doença grave, hospitalização e morte associada à doença, revelou um estudo científico.

A vacina da AstraZeneca e da Oxford mostrou ter uma eficácia de 79% na prevenção da de sintomas relacionados com a covid-19, revela um estudo realizado nos EUA.

REUTERS/Dado Ruvic
De acordo com a Bloomberg, o estudo envolveu mais de 30 mil voluntários. Os resultados poderão ajudar à aprovação da vacina no país, uma vez que a vacina mostrou também ser 100% eficaz na prevenção de doença grave, hospitalização e morte associada à doença.

O estudo, que abrangeu 32 mil participantes de todas as idades, permitiu concluir que a vacina tem uma eficácia de 79% na prevenção de casos sintomáticos e de 100% nos casos mais graves.

De acordo com o comunicado da Universidade de Oxford, que desenvolveu a vacina em conjunto com a farmacêutica sediada em Inglaterra, durante o ensaio, "não foram comunicados problemas de segurança entre os participantes que receberam pelo menos uma dose da vacina".

O estudo é divulgado no mesmo dia em que a vacina contra a covid-19 volta a ser inoculada em território continental, depois de já ter sido retomada nos Açores e Madeira após uma semana de suspensão.

Na Madeira, a vacina voltou a ser usada na passada sexta-feira, um dia depois das autoridades de saúde recomendarem a continuidade da vacinação. Já nos Açores, a vacina voltou a ser administrada no sábado.

Portugal recebeu cerca de 400 mil doses da vacina da Astrazeneca: 230 mil já foram administradas.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.