Sábado – Pense por si

Um novo estudo revela benefícios de beber café, mas só durante a manhã

Consumo já estava ligado a uma melhor saúde cardiovascular, mas um novo estudo revela que a altura do dia em que é consumido importa.

Boas notícias para os consumidores de café, mas só para os que bebem durante a manhã. Um novo estudo revela que este consumo, mesmo que mais do que uma chávena, desde que seja na primeira parte do dia ajuda a reduzir o risco de morte.

café
café Agencia el Universal/AP

A análise do consumo de café de mais de 40 mil participantes revelou que as pessoas que beberam café de manhã tinham 16% menos de probabilidades de morrer e 31% menos de morrer de uma doença cardiovascular. Os riscos foram determinados depois da análise dos registos médicos dos 40.725 participantes durante nove ou dez anos depois de se terem inscrito no projeto, e os resultados foram publicados na revista académica European Heart Journal

"As nossas conclusões indicam que não é apenas o facto de se beber café ou a quantidade que se bebe, mas a altura do dia em que se bebe café que é importante. Normalmente, não damos conselhos sobre a hora do café nas nossas orientações dietéticas, mas talvez devêssemos pensar nisso no futuro", explicou Lu Qi num comunicado à imprensa. O docente de saúde pública e medicina tropical na Universidade de Tulane é especialista em nutrição e epidemiologia, tendo liderado a investigação.

O estudo sugere que a ingestão de café durante a manhã tem mais benefícios para o coração do que uma dose noturna, mas não explica porquê. Uma das possíveis explicações apresentadas é que beber café ao fim do dia pode perturbar os ritmos cardíacos e os níveis de hormonas como a melatonina, afetando o sono, a pressão arterial e outros fatores que levam à degradação da saúde cardiovascular. 

Os investigadores da Universidade de Tulane, em Nova Orleães, analisaram 40.725 adultos que participaram no National Health and Nutrition Examination Survey nos EUA entre 1999 e 2018. Foram questionados sobre o seu consumo diário de alimentos e bebidas, assim como a frequência e altura do dia em que bebiam café. Durante o acompanhamento, morreram 4.295 pessoas, das quais 1.268 por causas relacionadas com doenças cardiovasculares.

"Tendo em conta os efeitos que a cafeína tem no nosso corpo, quisemos ver se a altura do dia em que se bebe café tem algum impacto na saúde do coração", explicou o Dr. Qi.

Embora tenham havido investigações anteriores que concluíram que o consumo moderado de café pode trazer benefícios para a saúde, este foi o "primeiro estudo que testou os padrões de tempo de consumo de café e os resultados para a saúde", acrescentou.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro