Sábado – Pense por si

Registados primeiros casos de zika no Vietname

Uma das duas mulheres infectadas está grávida de oito semanas. Ambas se encontram estáveis

Duas mulheres vietnamitas foram infectadas pelo vírus Zika, os primeiros casos registados no país asiático, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Uma das mulheres infectadas tem 64 anos e é residente na cidade costeira de Nha Trang (centro). A outra, de 33 anos, habitante de Ho Chi Minh (sul), está grávida de oito semanas, informou a imprensa oficial.

As mulheres apresentam estados de saúde estáveis, segundo as autoridades.

Transmitido pelo mosquitoAedes aegypti, o vírus Zika provoca geralmente sintomas idênticos aos da gripe (febre, dor de cabeça, tonturas).

Embora existam provas cada vez mais conclusivas de que o Zika provoca malformações fetais, a Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda não deu a associação como provada.

Um surto de Zika afecta actualmente a América do Sul e o Brasil, o país mais afectado, já registou mais de um milhão e meio de casos.

Em Março, o Brasil confirmou 907 casos de microcefalia e 198 de bebés que morreram devido a este problema congénito desde o início do surto.

As autoridades estão ainda a investigar se a malformação afecta outros 4.293 bebés com sintomas parecidos.

O vírus é transmitido aos seres humanos pela picada do mosquitoAedes aegypti, que existe em 130 países, e na maioria dos casos provoca apenas sintomas gripais benignos, ou não provoca sintomas de todo.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.