Sábado – Pense por si

Quando a puberdade surge ainda na infância

Lucília Galha
Lucília Galha 23 de outubro de 2024 às 23:00

Há cada vez mais raparigas a terem a menstruação antes dos 11 anos. Na maioria dos casos é impossível perceber porquê, mas o fenómeno está a acontecer em todo o mundo. Problema: um início precoce tem impacto, rouba tempo de brincadeira e aumenta o risco de doenças.

Aconteceu durante a noite e nem sequer estava em casa. Quando acordou e se apercebeu, não teve alternativa se não contar. “Estava a dormir na casa da avó da minha irmã porque no dia seguinte íamos ter um casamento. Pedi à minha irmã para a chamar, para ela me ajudar, e percebi que ficou surpreendida”, conta. “Ela disse-me para tomar banho, trocar de cuecas e explicou-me como se punha o penso com abas”, recorda. Logo a seguir ligou à mãe. “Nesse dia, no casamento, a minha mãe andou a contar a toda a gente”, recorda, envergonhada, a adolescente que hoje tem 16 anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.