Sábado – Pense por si

As novas descobertas para superar a menopausa

Lucília Galha
Lucília Galha 25 de setembro de 2024 às 23:00

Um conjunto de medicamentos e tratamentos revolucionários prometem acabar com os calores, as insónias, o mau humor e os efeitos na saúde mental associados à menopausa. Saiba ainda como prolongar a fertilidade e que alimentos deve comer e evitar.

Foram quase cinco meses praticamente sem dormir. Raquel Cunha, 50 anos, acordava três a quatro vezes por noite com suores noturnos, “completamente encharcada”. De tal forma que tinha de mudar os lençóis da cama todos os dias. Dormia só de cuecas e a certa altura passou a pôr uma toalha húmida por cima do lençol – para tentar arrefecer o corpo. Não estava propriamente calor, era inverno e aquilo por que estava (e está ainda) a passar era mesmo um sintoma da menopausa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.