Sábado – Pense por si

O futuro dos data centers é no espaço? Google acredita que sim

A empresa planeia enviar satélites para alimentar a sua inteligência artificial já em 2027.

A Google está a planear criar data centers que alimentem a inteligência artificial da empresa no espaço no início de 2027. Desta forma os custos da inteligência artificial em termos de recursos como água e espaço físico iriam reduzir drasticamente.

Google AI Ultra: empresa investe em satélites para inteligência artificial
Google AI Ultra: empresa investe em satélites para inteligência artificial AP Photo/Jeff Chiu

De acordo com uma pesquisa divulgada pela empresa norte-americana esta terça-feira, com o preço dos lançamentos de satélites e foguetões para o espaço a diminuir drasticamente, os custos de ter data centers a operar no espaço em 2030 serão semelhantes aos custos de ter data centers a funcionar na Terra. "No futuro, o espaço vai ser o melhor sítio para computadores que correm programas de inteligência artificial", referiu a Google. 

Pelas contas dos cientistas da Google, ao usar satélites que estarão em órbita a uma distância de quase 500 quilómetros da superfície terrestre, a necessidade de sistemas de arrefecimento reduz drasticamente, ou seja, os sistemas vão gastar muito menos água do que atualmente. a Google quer estes satélites a funcionar com painéis solares e numa fase inicial quer mandar cerca de 80 satélites para o espaço.

Mas apesar desta decisão poder resolver o problema de consumo de água e outros recursos na Terra, a verdade é que a criação de satélites, bem como o seu envio para o espaço têm um elevado custo de dióxido de carbono. E pode também reforçar o . Atualmente já não existe um único lugar na Terra onde seja possível observar o espaço sem a interferência da luz refletida pelos satélites e pelo lixo espacial.

De acordo com o jornal , as principais empresas de tecnologia pretendem gastar cerca de três biliões de dólares (2,61 biliões de euros) em data centers espalhados pelo mundo. E além destes centros ocuparem espaços, representam um custo elevado para o ambiente circundante, já que precisam de um consumo muito elevado de energia para funcionar. 

Elon Musk e a Nvidia também já anunciaram que querem criar data centers no espaço para os seus programas de inteligência artificial. 

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.