Sábado – Pense por si

Meteoro iluminou céus em Portugal e Espanha

O fenómeno pode ser observado em Castelo Branco, Vila Real de Santo António, Figueira da Foz, Aveiro, Santarém ou Coimbra. Já em Espanha houve registos em Sevilha e Cáceres.

Na noite de domingo uma bola de fogo iluminou o céu e chegou mesmo a ofuscar a lua, sendo visível em vários pontos da Península Ibérica. O fenómeno ocorreu pelas 19h40 – hora de Portugal Continental – e foi registado por vários utilizadores das redes sociais. 

A carregar o vídeo ...

Segundo as informações partilhadas nas redes sociais o fenómeno pode ser observado em localidades como Castelo Branco, Vila Real de Santo António, Figueira da Foz, Aveiro, Santarém ou Coimbra. Já em Espanha houve registos em Sevilha e Cáceres. 

Páginas dedicadas à meteorologia e à observação astronómica, como a Luso Meteo, a Meteo Trás-os-Meteo ou a Rede de Investigação de Bólides e Meteoritos, identificaram o fenómeno como um meteoro, que possivelmente estará na subcategoria dos Bólides, particularmente mais brilhantes e luminosos. No entanto as autoridades e observatórios astronómicos ainda não divulgaram uma análise oficial sobre a origem e trajetória do meteoro.  

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.