Sábado – Pense por si

Meteoro iluminou o céu durante a noite

A passagem de uma bola de fogo causou um grande clarão que durante poucos segundos iluminou o céu noturno. Foi igualmente avistado em Espanha.

A passagem de um meteorito causou, por volta da meia-noite entre sábado e domingo, um enorme clarão nos céus nacionais. Por breves segundos, o céu passou de negro a uma cor azul-esverdeada.

D.R.

Há relatos de avistamento desta luz de norte a sul do País, com várias imagens a serem partilhadas nas redes sociais. Ter-se-á tratado de um meteorito que, segundo um primeiro alerta da Proteção Civil, teria caído, no final da sua trajetória após entrar na atmosfera, na zona de Pinheiro, Castro de Aire, Viseu.

A Proteção Civil desmobilizou os meios de socorro da zona de Castro Daire, distrito de Viseu, onde houve relatos de uma "possível queda de meteorito", disse à Lusa fonte da organização, admitindo novas buscas de manhã. "Pelo menos agora durante a noite não foi encontrado nada", adiantou fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões por volta das 2h45.

Seis veículos auxiliados por 20 operacionais, da GNR e dos bombeiros de Castro Daire, estiveram na zona de Pereira e da serra de Montemuro, referiu a mesma fonte, dizendo que a retoma das patrulhas de manhã "é uma hipótese", embora "nada esteja decidido".

Por volta da 1h20, a mesma fonte disse à Lusa que "houve efetivamente um alerta de possível queda de meteorito" e que, "uma vez que as pessoas referiram que viram um clarão numa zona de antenas", as equipas patrulharam também "parques eólicos ali ao redor".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.