NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O especialista frisou que a cirurgia robótica, iniciada em julho, "tem revolucionado" a forma como são realizadas intervenções cirúrgicas.
O programa de Cirurgia Robótica em ortopedia da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, a única entidade pública nacional que dispõe desta tecnologia, ultrapassou as 100 cirurgias no Hospital Geral (Covões), foi hoje anunciado.
Cirurgia robótica em Coimbra ultrapassa 100 intervenções, promovendo precisão e recuperação rápidaLusa
"Desde o início da implementação desta tecnologia avançada, temos dedicado esforços para oferecer aos nossos doentes procedimentos mais precisos, menos invasivos e com recuperação mais rápida", destacou Fernando Fonseca, diretor do Serviço de Ortopedia, em comunicado.
O especialista frisou que a cirurgia robótica, iniciada em julho, "tem revolucionado" a forma como são realizadas intervenções cirúrgicas, "permitindo maior precisão, menores riscos de complicações e melhores resultados".
"Neste tempo foi possível realizar cirurgias inovadoras a nível nacional e internacional", salientou.
A ULS de Coimbra adiantou ainda que, na sexta-feira, a equipa cirúrgica procedeu à implantação bilateral de próteses do joelho por robótica (realizada pela primeira vez no país), "um procedimento realizado em circunstâncias especiais e pouco frequentes".
Segundo aquela entidade, a cirurgia de prótese bilateral, realizada por meio da robótica, "representa não só um avanço médico, mas também uma oportunidade de transformação completa na abordagem clínica e experiência dos doentes".
A precisão da técnica robótica permite menor agressão cirúrgica, recuperação mais rápida e menos dor no processo de reabilitação.
Esta cirurgia foi realizada pela seguinte equipa: Fernando Fonseca e Diana Bicas (médicos especialistas em Ortopedia); Margarida Pereira (médica especialista em Anestesiologia); e Ricardo Branco, Ana Ferreira e Catarina Antunes (enfermeiros).
Para Alexandre Lourenço, presidente do conselho de administração, "este avanço tecnológico demonstra o compromisso da ULS de Coimbra a desenvolver as respostas no Hospital Geral como uma unidade de saúde de vanguarda da medicina moderna, na procura das melhores soluções para a saúde dos nossos utentes".
"A realização da 100.ª cirurgia robótica em Ortopedia reforça o compromisso da ULS de Coimbra de prestar cuidados de saúde de qualidade e promover a saúde e o bem-estar da nossa comunidade. Vamos continuar a nossa missão de transformar vidas, tanto através da inovação tecnológica, como do cuidado humano", sublinhou.
O programa de Cirurgia Robótica em Ortopedia da ULS de Coimbra resultou de um investimento no Hospital Geral (Covões) de dois milhões de euros na aquisição do Sistema de Cirurgia Assistida por Braço Robótico e de mais dois milhões de euros para a atualização dos sistemas de navegação por imagem.
ULS de Coimbra ultrapassou as 100 cirurgias robóticas em ortopedia
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Pela primeira vez podem trabalhar numa organização até cinco gerações, um facto que, apesar de já por si inédito, não deixa de acrescentar desafios e dificuldades organizacionais, e sociais, particularmente para quem lidera pessoas.
Nenhuma tecnologia, por mais avançada, pode compensar a falta de consciência e responsabilidade humana. O erro humano continua a ser a principal causa de incidentes de segurança — e isso não resulta de má-fé, mas de desinformação e hábitos incorretos.
Raul Proença denunciaria o golpe de 28 de Maio como «um verdadeiro acto de alta traição» no panfleto «A Ditadura Militar. História e Análise de um Crime».