Sábado – Pense por si

Médicos recém-especialistas com cinco dias para se candidatarem a instituições do SNS

Há 500 vagas disponíveis por todo o país.

Os médicos recém-especialistas em medicina geral e familiar e da área hospitalar têm cinco dias úteis para apresentarem a sua candidatura aos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo os avisos publicados em Diário da República.

Em causa estão dois concursos, um dos quais para o recrutamento de pessoal médico para a categoria de assistente a área de medicina geral e familiar - carreira especial médica e carreira médica dos estabelecimentos de saúde no SNS.

As vagas estão distribuídas por Agrupamentos de Centros de Saúde/Unidades Funcionais nas Administrações Regionais de Saúde do Norte (28), Centro (22), Lisboa e Vale do Tejo (43), Alentejo (12) e Algarve (5).

O outro concurso refere-se ao recrutamento de pessoal médico para a categoria de assistente das áreas hospitalar e de saúde pública, tendo sido divulgadas cerca de 500 vagas disponíveis ao longo do país.

Em ambos os concursos o prazo para a apresentação de candidaturas é de cinco dias úteis, a partir da data de publicação dos avisos no Diário da República, cuja edição é datada de terça-feira.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.