Cientistas vão procurar semelhanças e diferenças entre os dois lagos.
O roverPerseveranceda NASA está à procura vida na superfície de Marte, recorrendo a dados que os cientistas recolheram bem mais perto de casa: um lago no sudeste da Turquia.
Getty Images
A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) garante que os minerais e depósitos de rochas no lago Salda são os mais parecidos com os que existem à volta da cratera de Jezero, que o Perseveranceestá a investigar no planeta vermelho. Acredita-se que aqui já existiu água.
Os dados recolhidos no lago Salda podem ajudar os cientistas enquanto procuram por vestígios fossilizados de vida microbiana. "Salda... serve como uma poderosa analogia na qual podemos aprender e interrogar-nos", referiu à Reuters, Thomas Zurbechen, administrador associado para a ciência.
Uma equipa de cientistas planetários americanos e turcos desenvolveu uma investigação nas margens do lago em 2019. Salda é conhecido como as Maldivas turcas devido às águas azuis cristalinas e costas brancas. Os cientistas acreditam que os sedimentos nas margens resultam da erosão de grandes montes formados com a ajuda de micróbios conhecidos por microbialitos.
A equipa doPerseverancequer descobrir se existem estes microbialitos na cratera de Jezero, onde já exitiu um lago de água líquida. Pretende ainda comparar os sedimentos da praia de Salda com os minerais carbonáticos - formados de dióxido de carbono e água, um ingrediente chave para a existência de vida - que foram detetados nas margens de Jezero.
"Quando encontrarmos alguma coisa noPerseverancepodemos ir olhar para o lago Salda para comparar os dois processos, procurar semelhanças, mas também diferenças importantes", explicou Thomas Zurbechen.
As amostras de rochas extraídas do solo marciano vão ser armazenadas para um eventual envio para a Terra, em duas futuras missões, previstas para 2031.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.