NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A vacina instrui o sistema imunológico a reconhecer as células cancerígenas e é associada à imunoterapia.
Um grupo de investigação italiano descobriu uma vacina contra o cancro capaz de desencadear respostas imunitárias aos tumores e que pode aumentar a eficácia dos medicamentos da terapia imunológica, divulgou hoje a agência de notícias ANSA.
Science Photo Library
A descoberta foi feita por investigadores da Armenise-Harvard do Instituto Italiano de Medicina Genómica (IIGM) que explicaram que a vacina instrui o sistema imunológico a reconhecer as células cancerígenas.
A vacina revelou-se eficaz, em associação com um medicamento para a imunoterapia, em 12 doentes com um subtipo de cancro do cólon na fase metastática, refere a agência de notícias italiana.
"Considero que a técnica para a realização destas vacinas foi decididamente comprovada e que os dados obtidos nos primeiros ensaios clínicos são muito promissores", afirmou a diretora do laboratório Armenise-Harvard, Luigia Pace.
Segundo Luigia Pace, "existe agora uma possibilidade concreta de criar novas vacinas que serão eficazes contra muitos outros tipos de cancro".
A descoberta, que foi realizada em colaboração com a empresa suíça/italiana de biotecnologia Nouscom, foi descrita num artigo publicado na revista Science Translational Medicine.
A equipa de investigação está sediada na Fundação de Oncologia do Piedmont, em Candiolo, nos arredores de Turim.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.