Sábado – Pense por si

Há que temer uma epidemia de sarampo?

Sónia Bento
Sónia Bento 07 de fevereiro de 2024 às 21:00

Em Portugal não há razões para alarme porque a cobertura vacinal é das melhores do mundo, garantem os especialistas. Só há que ter cuidado com quem entra no País.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre um “aumento alarmante” da propagação de surtos de sarampo na Europa no fim do mês passado. Em 2023, os casos registados aumentaram 30 vezes face a 2022: entre janeiro e outubro do ano passado, foram reportados mais de 30 mil casos em comparação com os 941 em todo o ano 2022. Dois em cada cinco ocorreram em crianças entre 1 e 4 anos. A OMS avisa que a vacinação é a única forma de as proteger contra esta “doença potencialmente perigosa”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro