Sábado – Pense por si

Expansão do anticiclone dos Açores piora seca em Portugal e Espanha

Diogo Barreto
Diogo Barreto 05 de julho de 2022 às 12:50

Há menos chuva no continente, o que provoca o clima mais árido em 1.200 anos. Alterações climáticas estão na origem do aumento deste fenómeno.

A Península Ibérica está a registar o clima mais árido dos últimos 1.200 anos, de acordo com um novo estudo. A seca que se faz sentir em Portugal e Espanha tem um efeito negativo tanto na produção alimentar como no turismo e o estudo revela que a expansão do anti-ciclone dos Açores, devido às alterações climáticas, é o principal motivo da seca.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.