Sábado – Pense por si

Passados 10 anos da descoberta do bosão de Higgs ainda "estamos à espera de surpresas..."

Débora Calheiros com Ana Bela Ferreira 05 de julho de 2022 às 20:00

Em 2012 foi confirmada a existência do bosão de Higgs, Carlos Fiolhais, professor de física da Universidade de Coimbra, falou à SÁBADO numa altura em que se comemoram os 10 anos desta descoberta sobre os avanços existentes desde esse momento mas também sobre o que ainda é preciso estudar.

Passaram 10 anos desde que, a 4 de julho de 2012, os cientistas do Laboratório Europeu de Partículas de Física (CERN) conseguiram comprovar, através do Large Hadron Collider, uma hipótese que já estava a ser estudada desde 1964 e descobriram o bosão de Higgs. Esta descoberta valeu a Robert Brout, François Englert e Peter Higgs o prémio Nobel da Física. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?