Sábado – Pense por si

Estes alimentos ajudam a prevenir e curar doenças

Lucília Galha
Lucília Galha 07 de março de 2019 às 07:58

Sabia que cheirar açafrão pode melhorar o humor? Ou que a beterraba é um dos melhores remédios para a hipertensão? Saiba o que pode (e deve) comer para combater as sete doenças mais prevalecentes, sendo algumas as mais fatais, em Portugal.

Quando, em Novembro de 2015, Catarina Jerónimo sugeriu ao seu médico deixar a medicação, o especialista ficou apreensivo. A enfermeira veterinária, de 25 anos, que sofre de endometriose (uma doença ginecológica crónica e sem cura) desde os 19, tinha iniciado em Junho desse ano uma dieta e descoberto duas intolerâncias alimentares - ao glúten e à lactose. Três meses depois, começou logo a sentir os resultados: "Melhorei 200%", diz. Porém, no consultório, o médico não estava convencido: "Podes até ter intolerâncias, mas não acredito que isso tenha a ver com a doença", disse-lhe. Tentou dissuadi-la: "Não vais aguentar sem os medicamentos, talvez um mês." Mas Catarina Jerónimo não só conseguiu, como nunca mais teve dores, nem a sua doença progrediu 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.