Sábado – Pense por si

Estes alimentos ajudam a prevenir e curar doenças

Lucília Galha
Lucília Galha 07 de março de 2019 às 07:58

Sabia que cheirar açafrão pode melhorar o humor? Ou que a beterraba é um dos melhores remédios para a hipertensão? Saiba o que pode (e deve) comer para combater as sete doenças mais prevalecentes, sendo algumas as mais fatais, em Portugal.

Quando, em Novembro de 2015, Catarina Jerónimo sugeriu ao seu médico deixar a medicação, o especialista ficou apreensivo. A enfermeira veterinária, de 25 anos, que sofre de endometriose (uma doença ginecológica crónica e sem cura) desde os 19, tinha iniciado em Junho desse ano uma dieta e descoberto duas intolerâncias alimentares - ao glúten e à lactose. Três meses depois, começou logo a sentir os resultados: "Melhorei 200%", diz. Porém, no consultório, o médico não estava convencido: "Podes até ter intolerâncias, mas não acredito que isso tenha a ver com a doença", disse-lhe. Tentou dissuadi-la: "Não vais aguentar sem os medicamentos, talvez um mês." Mas Catarina Jerónimo não só conseguiu, como nunca mais teve dores, nem a sua doença progrediu 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.