A Direção-Geral da Saúde avança que "até ao momento não há registo de pessoas com sintomas ou sinais sugestivos de infeção humana".
A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou, esta terça-feira, que foi "notificada pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) da ocorrência de um foco de Gripe Zoonótica de Alta Patogenicidade, do subtipo H5N1 numa exploração de galinhas poedeiras, no concelho de Sintra". Ainda assim, é referido que "até ao momento não há registo de pessoas com sintomas ou sinais sugestivos de infeção humana".
REUTERS/Luc Gnago/File Photo
O comunicado afirma que "as Autoridades de Veterinária e Autoridades de Saúde estão a implementar as medidas necessárias para o controlo e erradicação deste foco". Apesar de a transmissão ser um "evento raro", uma eventual infeção pode "manifestar-se com um quadro clínico grave".
A infeção em humanos "ocorre principalmente em contextos de exposição profissional por contacto direto ou próximo com animais infetados ou com os tecidos, penas, excrementos ou inalação de vírus por contacto próximo com animais infetados ou ambientes contaminados" uma vez que "o vírus não se transmite através do consumo de carne".
Na passada segunda-feira, 6, a Reuters já tinha referido que foi detetado um surto de gripe das aves na aldeia de São João das Lampas, perto de Lisboa. Segundo o alerta emitido pela Organização Mundial de Saúde Animal, o vírus H5N1 foi encontrado num aviário. 279 aves já morreram.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Foi o facto de se sentir zangado com a atitude da primeira figura do estado, que impulsionou Henrique Gouveia e Melo a se candidatar ao cargo de quem o pôs furioso.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.