Sábado – Pense por si

Gripe das aves detetada no concelho de Lisboa

Surto causou a morte de mais de 200 aves num aviário. Foram implementadas medidas de controlo.

Foi detetado um surto de gripe das aves na aldeia de São João das Lampas, perto de Lisboa, indica a Reuters. 

Segundo o alerta emitido pela Organização Mundial de Saúde Animal, o vírus H5N1 foi encontrado num aviário. 279 aves já morreram.

A 3 de janeiro, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) tinha confirmado "um foco de infeção" que levou à implementação de medidas de controlo.

Sábado

A propagação da gripe das aves causou preocupações entre governos e a indústria, após ter dizimado populações de animais nos últimos anos, o que provoca um aumento dos preços da alimentação e o risco da transmissão a humanos. 

Artigos Relacionados

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.